Doença Celíaca

A doença celíaca é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten.

A doença causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

Os sintomas clássicos da doença celíaca incluem diarreia, perda de peso (ou falta de crescimento nas crianças) e fadiga, mas mesmo a doença celíaca sendo uma doença dos intestinos principalmente, os sintomas relacionados aos intestinos podem ser limitados ou até mesmo ausentes.

A sorologia através de um exame de sangue é útil tanto no diagnóstico de doença celíaca quanto em sua exclusão. Outro diagnóstico é realizado através de biópsia da mucosa intestinal na sequência de uma endoscopia digestiva, e/ou da resposta à dieta isenta de glúten.

Atualmente, o único tratamento efetivo é uma dieta estritamente sem glúten, por toda a vida.

Receitas:

Produtos sem glúten:
Essência de Baunilha: produtos sem glúten e sem lactose (Joinville - SC)